terça-feira, 27 de maio de 2008

Liberdade e ética em discussão





Por Alysson Nogueira, Ana Carolina, Rosana Acruche, 5º período de Jornalismo

O curso de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia de Campos em parceria com a Associação de Imprensa Campista realizou a 18º Semana da Imprensa em comemoração aos 200 anos da historia da imprensa brasileira. O tema debatido na última terça-feira (7/05) foi "O jornalismo campista em tempos de crise" contou com a participação dos jornalistas Avelino Ferreira, Vitor Menezes, Jacqueline Deolindo e Orávio de Campos.

Os estudantes do curso de comunicação participaram do evento realizado no auditório Alair Ferreira que fica no prédio da faculdade de Odontologia de Campos. A principal discussão foi ética e liberdade de imprensa. Avelino Ferreira intitulou o evento como "Um debate oportuno" para a informação e formação dos futuros comunicadores que ali estavam. "A imprensa não gosta de discutir a sua qualidade. A sociedade não tem acesso a esse tipo de informação.

Um debate sobre a própria imprensa é negado por ela", disse Vitor Menezes ao citar trechos do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Os debatedores citaram as dificuldades encontradas por um jornalista que tem basicamente a função de informar e levar conhecimento para a sociedade. A falta de liberdade de expressão e a ligação direta entre política e informação, foram os pontos fortes do debate que citou também as duas linhas editorias que vigoram hoje em nossa cidade como um exemplo do exercício da liberdade de imprensa.

Ao contar casos ocorridos nas décadas de profissão, Avelino relatou o tamanho da dificuldade encontrada por um jornalista que preza por dizer a verdade. "Fui proibido de entrar em diversos lugares. Fui demitido do jornal A Cidade por telefone!".

Uma das frases marcantes ditas no decorrer do evento, ficou por conta de Jacqueline Deolindo "Nem toda a verdade é boa para ser dita! Devemos ter bom senso.Toda verdade é plural! Só há verdade se houver uma envergadura de discursos. Cabe a nós sermos profissionais autônomos ou engajados numa determinada causa?".

"O melhor jornalismo é aquele que nós profissionais vamos construir!" disse Orávio de Campos ao final do debate para os alunos que ali estavam.

Os alunos que também tiveram a oportunidade de expor suas idéias e fazer suas perguntas descreveram o evento como de suma importância para a formação do jornalista.

"Temos que aprender a lidar com a questão da ética. Essa é a hora de aprendermos o que há de melhor no meio jornalístico para colocarmos em prática num futuro próximo e fazermos a diferença," disse Josenir Nunes, estudante do quinto período de Jornalismo.

Nenhum comentário: