quinta-feira, 29 de maio de 2008

Jornalismo Campista em Tempos de Crise



Go to ImageShack® to Create your own Slideshow

Evento: 18ª Semana de Imprensa
Local: Auditório Alair Ferreira, na Faculdade de Odontologia de Campos
Data: terça-feira (27/05/2008)
Tema em discussão: "Jornalismo Campista em Tempos de Crise", com mesa
mediada pelo Prof. Ms. Orávio de Campos Soares, tendo como debatedores os jornalistas Avelino Ferreira, Vitor Menezes, Jacqueline Deolindo e Fernando da Silveira, com participação de alunos e professores do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Fluminense-UNIFLU/ Faculdade de Filosofia de Campos- FAFIC.
Assuntos abordados: liberdade de expressão: concretude ou abstracionismo; a busca por uma ética jornalística e o direito de opinar do jornalista e como fazê-lo.

Debate morno, aberto pelo mediador Mestre em Comunicação Orávio de Campos Soares, que afiançou que o novo jornalismo ainda estar por vir e que cabe a nós estudantes criarmos uma nova maneira de fazermos jornalismo.

O polêmico jornalista e filósofo Avelino Ferreira provocou os futuros jornalistas que, para ele,
não podem cobrar sobre liberdade de informação porque não valorizam os veículos que questionam o status quo. Ferreira citou o exemplo da revista Bundas, sátira da revista Caras editada por Ziraldo e Jaguar, entre outros e que saiu de circulação por não ter leitores suficientes para sustentar a publicação.

Por sua vez, a professora e jornalista Jacqueline Deolindo afirmou acreditar na possibilidade de uma imprensa livre, que para ela é "concreta como um dia após o outro". Deolindo falou também do processo que vai responder em Itaperuna por ter publicado uma entrevista desfavorável à uma autoridade local. Já o professor e jornalista Vitor Menezes sacou um livreto e leu alguns trechos do código de ética dos jornalistas.

Perguntado sobre qual seria o principal inimigo do jornalista,
Ferreira sacramentou: "é o salário, que não permite que o jornalista viva só do jornalismo, fazendo com que ele tenha de se empregar em outra empresa, o que compromete sua tomada de posição". Ainda sobre linha política, Deolindo defendeu a adesão à uma causa por parte do jornalista, enquanto o jornalista e advogado Fernando da Silveira fez coro com uma aluna que disse ser a favor da opinião nas entrelinhas.

Ao final das digressões, românticos e realistas fingiram se entender.

7º Período de Jornalismo da Faculdade de Filosofia de Campos

Nenhum comentário: