sábado, 31 de maio de 2008

Blogues: a imprensa paralela a velocidade de uma postagem

Por Fernando Alves Soares, Herval Machado Costa e Ruan Patrick de Souza da Silva, do 5º período de Jornalismo da FAFIC


“Espaço democrático que permite a interação em tempo real”, declarou o professor Renato Barreto, ao justificar a utilização do blogue como novo meio de expressão jornalística. Barreto foi um dos convidados para a mesa redonda “Blogue como imprensa paralela”, no auditório Alair Ferreira, na Faculdade de Odontologia de Campos.

O evento faz parte da 18ª Semana da Imprensa, realizada pela Associação de Imprensa Campista (AIC). A mesa contou, na quinta-feira, dia 29, com a participação dos professores “blogueiros” Roberto Moraes, Renato Barreto, Fábio Siqueira e Vítor Longo Brás.

O modo democrático e interativo proporcionado pelos blogues foi bastante ressaltado pelos participantes. O blogue tornou-se uma ferramenta importante e até em alguns casos fundamental para vários segmentos sociais, principalmente a política.

Considerando ser a internet e, conseqüentemente, os blogues fontes de informação, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) divulgou nesta quinta-feira (29) uma nova portaria, que modifica a publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 22.718/08, que permite a utilização de blogues em campanhas eleitorais por considerar uma aproximação e interatividade entre os candidatos com seus eleitores.

Blogue X Jornal – A velocidade da informação aliada aos comentários, “postagens”, fizeram que alguns alunos questionassem os blogues como “ameaça” aos jornais. Segundo o professor Roberto Moraes, esta é uma nova etapa para o jornalismo: “Os blogues não são ameaça, mas vêm complementar os outros meios de comunicação, trazendo, de fato, a interatividade sobre diversos assuntos. A interatividade é tamanha que diversos meios de comunicação, cada um ao seu modo, utilizam destes meios para se comunicar com o seu público”, complementou Moraes.

Os blogueiros utilizam a internet, modo de expressão aberto, para “postar” livremente suas idéias. Entretanto, segundo os integrantes da mesa, a responsabilidade deve existir, como em qualquer outro meio de comunicação. “O jornalista tem a possibilidade de demonstrar suas idéias abertamente. Acredito que, com mais desenvoltura do que preso em meio a redação de um jornal, no blogue ele pode dizer o que realmente pensa sem repreensão”, afirmou Renato Barreto.

Universo de blogueiros – A quantidade de blogues cresceu em ritmo espantoso. Em 1999, o número de blogues era estimado em menos de cinqüenta; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 70 milhões de blogues e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere.

Diante de tantos adeptos a esta nova mania, dia 31 de agosto foi escolhido como o Dia do Blogue.

Nenhum comentário: