terça-feira, 3 de junho de 2008

Palestrante critica imprensa que esconde fatos



Por Thaís Bereta e Nícholas Sampaio, 5º período de Jornalismo da FAFIC

No último sábado, as pessoas que não conseguem se ver longe dos livros — e da cultura, de uma forma geral —, puderam conferir a abertura da V Bienal do Livro de Campos. No espaço da Fundação Rural, aglomeraram-se públicos diversos, como vêm acontecendo nos primeiros dias da feira literária. Embora a presença do escritor Carlos Heitor Cony (que daria uma palestra no primeiro dia) tenha sido desmarcada, outros nomes figuram na programação do evento.

No domingo, por exemplo, quem pegou o microfone no espaço do Café Literário foi o escritor e jurista João Luiz Duboc Pinaud, para falar de “Imprensa, poder e sociedade”. No mês em que se comemora o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, Pinaud fez jus ao título de sua palestra: falou dos fatos que não são televisionados, numa crítica à imprensa alimentadora das elites. Do debate, participaram os professores e membros da Academia Campista de Letras Orávio de Campos e Fernando da Silveira.

Logo no começo da palestra, o escritor alertou a platéia: “Sou um militante de esquerda”, foram as suas palavras. E foi com essa idéia, com esse fio condutor, que Pinaud comandou o debate. O niteroiense autor de “Tempo de Família” (1985), citou, por exemplo, fatos que acontecem no Haiti e que caem no desconhecimento do público.

— Que imprensa livre é essa que não mostra o que acontece no Haiti, onde matam-se pessoas que tenham mais de um metro e sessenta? — indagou (-se) Pinaud, relatando ainda um episódio que vivenciou no Rio de Janeiro. “Fui num morro para checar as denúncias feitas contra o Caveirão. Isso às oito da manhã. Me encostei-se ao balcão de um estabelecimento e a atendente pediu para que eu me afastasse. Quando olhei, o balcão estava cheio de furos de bala. E a jovem me disse que, às seis horas, o carro blindado havia passado por ali e metralhado todo mundo”.

Esse episódio, de acordo com Pinaud, é só um dos muitos que acontecem no Brasil e no mundo que não são relatados, que não chegam ao conhecimento do povo.

— Você não fica sabendo das atrocidades que estão sendo feitas. Você não sabe das mães no Haiti que, não tendo o que dar de comer aos filhos, os alimentam com terra envolta e frita em gordura. Ninguém fica sabendo disso. Não há imprensa alternativa para denunciar. Imagine se a imprensa local, de cada lugar, pudesse noticiar esses fatos! Algumas pessoas acham os meios alternativos uma carrocinha em meio a uma autopista. Mas é uma carrocinha numa autopista! — defendeu o palestrante, confirmando sua visão política já anunciada no início da palestra e arrancando aplausos incessantes da platéia.

Nacionalismo, coronelismo e críticas ao neoliberalismo foram aspectos componentes do debate. E foi a imprensa envolta (e inserida) nesses “ismos” o tema central das discussões. Pinaud apontou a Internet como alternativa à não-popularização dos fatos, através dos blogs e páginas de conteúdo livre, o que ele classifica como “um subsistema contra o poder”. E sintetizou, emocionado:

— No mundo contemporâneo, essa é a luta — a de fazer algo que o poder central seja contra. Todo exercício de liberdade encontra, do outro lado, a opressão. A imprensa livre é a imprensa que está ao lado do povo.

Nenhum comentário: