segunda-feira, 2 de junho de 2008

18ª Semana da Imprensa



A 18ª Semana da imprensa, teve como tema em 2008,“200 anos da imprensa no Brasil”, e em comemoração foram realizados diversos eventos entre os dias 26 de maio e 1 de junho. No dia 28 a programação aconteceu no hall na antiga casa do Barão da Lagoa Dourada, hoje Liceu de humanidades de Campos, onde foi ministrada pelo professor Leonardo Vasconcelos uma palestra sobre “Espaço público e patrimônio histórico”, que teve 1h e 30min de duração.



Na ocasião a diretora do Liceu fez uma citação de um poema enaltecendo a planície goitacá e suas belezas. O cerimonial começou com Hino nacional, logo depois o professor e apresentador da noite, Fernando da Silveira, contou a grande história do Liceu e também citou o nome de grandes personalidades que passaram pela instituição.

O professor começa a palestra apresentando 80 imagens antigas de Campos e outras 10 de fora, e muitas delas são da coleção Dom Pedro II que atualmente estão expostas na biblioteca nacional. E a cada foto passada pelo slide o professor chamava a atenção para algum detalhe e começava a explicar. O palestrante fala que as imagens ajudam muito ao restaurador no processo de restauração de um prédio, já que este não vivenciou a época, e “porque a imagem resgata a arquitetura da época, e direciona o restaurador na busca pela camada original”.

O pesquisador através das imagens mostra as diversas modificações que aconteceram em Campos ao decorrer dos anos, que acarretou na degradação do patrimônio histórico. A partir daí a palestra começou a perder o foco central, pois o professor deixa de falar sobre o patrimônio histórico e começa contar a história de Campos, e também da fotografia desde sua chegada ao Brasil, explicando alguns processos e também a técnica utilizada.

Ele comenta que as ruas do centro da cidade tiveram que sofrer grandes modificações para se adaptar aos avanços da sociedade, até ai o tema estava sendo tratado corretamente, mas depois ele começa a contar a história e não explicar as modificações que ocorreram.

Após palestra foi aberto o espaço para o debate, onde nenhuma pergunta tinha haver com tema da palestra. O público presente fizeram perguntas pessoais ao pesquisador e também sobre a história do Barão da Lagoa dourado e do Liceu.

Isso mostra que a palestra de uma forma geral fugiu muito do tema e acabou caindo mais para questão histórica da cidade. O professor mostrou ser um grande conhecedor do tema e também da história tanto da cidade como da fotografia, e devido a esta gama de conhecimentos acabou se perdendo a direção da palestra.

Mas apesar disso as pessoas que estiveram presentes no hall do Liceu podem até não ter aprendido muito sobre o patrimônio histórico, porém obtiveram outros ensinamentos muito importantes sobre a história, através de explicações sustentadas por imagens antigas ajudaram bastante no entendimento do público.

Matéria dos Acadêmicos do 7º período de Jornalismo:
Dorlany Del' Esposti, Leonardo de Lima Alvarenga, Luciano Viviani, Maria da Graças Almeida Barreto, Érica Carvalho, Carlos Augusto Junior, Tatiane Martins, Filipe de Oliveira

Nenhum comentário: