terça-feira, 3 de junho de 2008

Exposição de fotojornalismo fica na AIC até o fim de junho





Por Monique Virgíolio, Roberta Barcelos e Renata Guimarães, do 5º período de Jornalismo da FAFIC

Teve início dia 26 de maio e ficará aberta durante todo o mês de junho a exposição de fotos da Casa da Fotografia, parte da programação da 18º Semana de Imprensa, que aconteceu em Campos de 26 de maio a 1 junho, em comemoração aos 200 anos da Imprensa no Brasil. A exposição acontece no hall da Associação de Imprensa Campista (AIC) e tem entrada franca.

A exposição é composta de fotos jornalísticas que mostram violência, miséria, natureza, ação. As fotos revelam caráter policial, social e cultural de uma cidade, sob as lentes de repórteres-fotográficos atuantes na imprensa local.

“Eu sou fotojornalista por formação. Na fotografia de fotojornalismo você está sempre trabalhando com ação. Eu converso com as imagens, elas falam pra mim o que elas querem e eu vou lá e faço a foto, mas, é claro, que é preciso ter sorte também”, esclarece Aluízio Di Donato, uns dos fotógrafos participantes do evento.

Ao todo são 51 fotos expostas na AIC, com autoria de fotógrafos renomados da região, entre eles Roberto Jóia, Ricardo Avelino, Wellington Cordeiro e o próprio Aluízio Di Donato.

O zelador Josevanir Pinto foi prestigiar o evento. “É a primeira vez que vou a uma exposição de fotos. Percebi nelas a verdade do cotidiano sendo apresentada por fotógrafos da nossa terra que eram desconhecidos por mim”, disse ele.

A Associação de Imprensa Campista têm como presidente Orávio de Campos e como vice Vítor Menezes, ambos também professores da Faculdade de Filosofia de CAmpos. Segundo Menezes, a semana correspondeu às expectativas dos organizadores e exposição de fotojornalismo foi uma iniciativa bem-sucedida. “Eu já conhecia a exposição e fico admirado pela sua expressão artística que nos provoca incomodo, desconforto, nos tira do olhar viciado”, opinou.

Menezes lamentou, entretanto, que a Semana da Imprensa foi pouco divulgada. “A AIC sobrevive a duras penas e conta apenas com mídia espontânea e, assim, não consegue atingir muita gente.”

Nenhum comentário: